Calcule a Maturidade da Tecnologia

Para utilizar a calculadora, basta fazer o download da planilha e responder a um conjunto de perguntas que orientarão na mensuração do TRL do ativo intelectual, com respostas categorizadas como SIM, NÃO ou N/A, dependendo da aplicabilidade à tecnologia em questão. Ao concluir o preenchimento das respostas, o TRL estará automaticamente calculado.

Planilha de Cálculo do TRL

Você deverá responder TODAS as perguntas para calcular o TRL de sua tecnologia realizar um simples cadastro com login e senha, inserindo informações como nome, e- mail.

Clicando aqui você pode fazer o download da planilha asd

 

Technology Readiness Level - TRL

A Vitrine SESu/MEC de Tecnologias orgulha-se de apresentar a Calculadora de Technology Readiness Level (TRL), uma ferramenta inovadora que avalia a maturidade tecnológica de ativos de propriedade intelectual. Essa metodologia, originária da NASA e adotada globalmente, classifica a tecnologia numa escala de 1 a 9, facilitando a compreensão do estágio de desenvolvimento tecnológico, desde a concepção teórica até a aplicação comercial.

1

Quando uma tecnologia está no TRL 1 na área biológica, a pesquisa científica está começando, e esses resultados estão sendo traduzidos para futuras pesquisas e desenvolvimento de vacinas. Neste momento, são determinados, por exemplo, quais antígenos serão utilizados para a vacina.

2

O TRL 2 ocorre uma vez que os princípios básicos foram estudados, e aplicações práticas podem ser aplicadas às descobertas iniciais relacionadas ao desenvolvimento de vacinas. A tecnologia TRL 2 é muito especulativa, pois há pouca ou nenhuma prova experimental de conceito para a tecnologia de uma vacina.

3

Quando a pesquisa ativa e o design de vacinas começam, uma tecnologia é elevada para o TRL 3. Geralmente, estudos analíticos e de laboratório são necessários neste nível para verificar se uma abordagem de vacina é viável e está pronta para avançar no processo de desenvolvimento. Muitas vezes, durante o TRL 3, um modelo de prova de conceito para a vacina é construído.

4

Uma vez que a tecnologia de prova de conceito da vacina está pronta, a tecnologia de vacina avança para o TRL 4. Durante o TRL 4, vários componentes da vacina são testados entre si.

5

O TRL 5 para o desenvolvimento de vacinas é uma continuação do TRL 4; no entanto, uma tecnologia de vacina que está no 5 é identificada como uma tecnologia de bancada e deve passar por testes mais rigorosos do que a tecnologia de vacina que está apenas no TRL 4. Simulações devem ser executadas em ambientes que se aproximem o máximo possível das condições reais, como testes de segurança.

6

Uma vez concluídos os testes do TRL 5 para a vacina, a tecnologia de vacina pode avançar para o TRL 6. Uma tecnologia de vacina TRL 6 tem um protótipo totalmente funcional ou um modelo representativo.

7

A tecnologia de vacina TRL 7 exige que o modelo de trabalho ou protótipo seja demonstrado em um ambiente que simule as condições reais de uso.

8

A tecnologia de vacina TRL 8 foi testada e "qualificada para implementação" e está pronta para ser integrada a sistemas de saúde existentes.

9

Uma vez que uma vacina foi "comprovada em campo" durante campanhas de vacinação bem-sucedidas, ela pode ser considerada como alcançando o TRL 9 na área biológica.



Para começar a utilizar a calculadora, efetue o cadastro na Vitrine SESu/MEC de Tecnologias com informações básicas e avalie a maturidade da tecnologia de sua universidade.