Descrição
Plataforma de ensino de disciplinas do ensino básico baseados em diretrizes de interação criança-computador.
Diferencial Tecnológico
Trata-se de uma ferramenta de ensino de disciplinas do ensino básico que pode ser ampliada para as disciplinas de lógica e programação. Na sua primeira versão a ferramenta contempla especificamente a disciplina de história regional, visto que o público alvo é composto por crianças e professores do ensino básico da cidade de Ponta Porã, que é uma região fronteiriça. A existência de um software para ensino de história regional foi muito bem recebida nas escolas onde a ferramenta foi apresentada. A ferramenta já gerou estudos com coleta de dados para compilação de artigos. Uma outra vantagem é que o programa foi desenvolvido com foco no usuário, neste caso composto por crianças. Foram seguidas recomendações de projeto de interação e de interface descritas na literatura sobre o assunto. A interação criança-computador é um campo derivado da interação humano-computador e acreditamos que, devido a pouca existência de material em português sobre o assunto, a criação de uma ferramenta e de artigos derivados do estudo são bastante enriquecedores para o tema de desenvolvimento de softwares dedicados a informática na educação.
Objetivos da Universidade
Transferência de Tecnologia