Descrição
Projeto de desenvolvimento tecnológico e inovação componente do PIBIT Unicruz, desenvolvido pelos cursos de Biomedicina e Ciências da Computação, vinculado à Agência de Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia --START, da Universidade de Cruz Alta - Unicruz. A tecnologia é um aplicativo web voltado para o ensino da Histologia em âmbito acadêmico e está em desenvolvimento desde 2018 com previsão de finalização em 2023. O “Atlas de Histologia” apresenta conteúdos de histologia básica e sistêmica em seu banco de dados e poderá ser acessado pelos alunos a qualquer momento e de qualquer lugar, sendo uma ferramenta de auxílio para a revisão desses conteúdos que são trabalhados durante as aulas de histologia. Algumas das vantagens do atlas também incluem as fotomicrografias de qualidade das lâminas histológicas, com foco e iluminação ajustados, bem como campos representativos do órgão. O aplicativo já possui certificado de registro de marca junto ao instituto nacional da propriedade industrial (INPI) e o artigo de validação científica do projeto será escrito em 2024 para lançar o aplicativo na Instituição.
Diferencial Tecnológico
Das vantagens técnicas do aplicativo, entende-se que ser uma ferramenta web mobile facilita a acessibilidade dos acadêmicos ao conteúdo, além de ser um diferencial que agrega valor a universidade. Ainda não foi definida a possibilidade de liberar a instalação do aplicativo por alunos de fora da Unicruz, mas nesses casos seria monetizada a instalação.
Objetivos da Universidade
O Atlas de histologia é um aplicativo pensado para os acadêmicos que estudam Histologia nos cursos da saúde ofertados pela Universidade de Cruz Alta, sendo um diferencial da instituição. Contribuirá para melhorar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Existe o interesse em receber recursos para avançar na pesquisa, permitindo, assim, a adifusão de uma nova tecnologia móvel. A Universidade está aberta a receber propostas.