Início

SysHidronefrose - software para estruturação de laudos de ultrassonografia em pacientes com dilatação do trato urinário

Última Atualização: 07 Dezembro 2023 Criado: 07 Dezembro 2023

Descrição

Uso do software através dos médicos radiologistas executores do exame e pelos médicos solicitantes corroborou com a proposição de que a estruturação dos laudos facilita e otimiza a interlocução médica, a qual se faz crucial para o correto diagnóstico e manejo clínico da dilatação do trato urinário, uma das anormalidades congênitas mais comuns, proporcionando melhorias no cuidado do paciente infantil. A dilatação do trato urinário é uma das anormalidades congênitas mais comuns, detectada em ultrassonografias pré-natais em até 5% de todas as gestações. Em boa parte dos casos essa dilatação é transitória, podendo se resolver espontaneamente antes ou após o nascimento. Porém, dilatações maiores podem decorrer de fatores de obstrução ao fluxo urinário, persistir após o nascimento e ser causa de infecção urinária e dano ao parênquima renal, tornando necessária uma intervenção cirúrgica. As principais causas de dilatação do trato urinário fetal que persistem após o nascimento são estenose de junção ureteropélvica, refluxo vesicoureteral, estenose da junção ureterovesical, duplicações pieloureterais e válvula de uretra posterior. A ultrassonografia é o exame de eleição para o diagnóstico de dilatação do trato urinário, sendo o primeiro exame de imagem a ser solicitado na propedêutica urológica. A transmissão dos seus achados é feita através da emissão de laudos e pode variar de forma significativa entre os médicos realizadores do exame, dificultando a compreensão dos médicos solicitantes. Tradicionalmente, os relatórios médicos são feitos através de narrativas livres, com a utilização de terminologias diversas para expressar os mesmos achados de imagem, podendo gerar dúvidas a respeito da definição diagnóstica. Baseado nos últimos consensos da literatura médica sobre dilatação do trato urinário pediátrico, objetivou-se o desenvolvimento de um software para emissão de laudos ultrassonográficos estruturados e contextualizados para pesquisa dessa anormalidade, que otimiza a comunicação entre os médicos solicitantes e os realizadores do exame. Software para emissão de laudos ultrassonográficos estruturados.

Diferencial Tecnológico

O software se mostrou útil e uma ferramenta relevante para auxiliar na interlocução médica, através da estruturação e padronização dos laudos de ultrassonografia, proporcionando melhorias no cuidado do paciente infantil com suspeita ou em acompanhamento de dilatação do trato urinário.

Objetivos da Universidade

Realizar transferencia de tecnologia imediatamente, além de também ter o interesse em receber propostas relacionadas a essa tecnologia em especifica.

Entre em Contato

Nome do Contato: Beatriz Silva

Função: Assistente Técnico em Propriedade Intelectual

E-mail: agin@uece.br

E-mail Alternativo: bia.ferreira@uece.br

Telefone: (85) 3101-9973

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias