Descrição
O jogo Newtônia pertence ao clássico gênero de plataforma 2D. Ele foi desenvolvido com o objetivo de atuar como organizador prévio de conceitos físicos relacionados à Mecânica Newtoniana. De forma não verbal, o jogo apresenta situações nas quais as Leis de Newton estão presentes e a consequência delas para o estado de movimento dos atores ou objetos envolvidos, seja através de trajetórias, alterações de velocidade, alcance. Como organizador prévio, o jogo está fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e visa auxiliar alunos e professores do ensino médio no processo de ensino e aprendizagem da mecânica newtoniana.
Diferencial Tecnológico
O Newtônia tal como os jogos Super Mario Bros, da Nintendo e Sonic The Hedgehog, da SEGA, apresentam várias situações onde a Física está presente. Porém, diferentemente deles, o Newtônia foi desenvolvido baseado em questões sobre Física apresentadas pelo Force Concept Inventory (FCI). O FCI é um teste que mede o domínio de conceitos comumente ensinados em um primeiro semestre de Física. As fases do jogo foram pensadas visando representar questões do FCI, como trajetórias de objetos, gravidade, entre outros fenômenos, possibilitando aos estudantes uma reflexão através da exploração de seus cenários, pois a quantidade de vidas é infinita.
Objetivos da Universidade
Transferência de Tecnologia