Descrição
O VISCOPLASTIC-LBM fornece funcionalidades para computação fluidodinâmica em GPU utilizando o método de Lattice Boltzmann (LBM) para tal. São disponibilizados códigos para tratamento dos dados gerados pelo software. O programa é utilizado e voltado para engenheiros, físicos e cientistas que desejam simular escoamento de fluidos complexos em diversos regimes, com alta velocidade de execução.
Diferencial Tecnológico
O VISCOPLASTIC-LBM aproveita da arquitetura paralela das GPUs para permitir a diminuição considerável do tempo de simulação, fazendo com que uma simulação que demora dias em CPU, demore apenas algumas horas em GPU, atingindo o desempenho do estado da arte, chegando a 640 MLUPS na GPU NVIDIA Tesla K20x. As opções para tratamento de dados e a criação de novas variáveis de maneira fácil permite que usuários com os mais diversos interesses e necessidades utilizem o mesmo código base. A versatilidade das condições de contorno do LBM presente no código é algo que não é observado em softwares livres similares. O programa é preparado para a representação de fluidos viscoplásticos e simulação direta da turbulência. Além disso, é utilizado um método recursivo não retratado na literatura para o cálculo dos termos de colisão do LBM, o qual diminui consideravelmente o número de operações de pontos flutuantes.
Objetivos da Universidade
Transferência de Tecnologia