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VISCOPLASTIC-LBM

Última Atualização: 07 Dezembro 2023 Criado: 07 Dezembro 2023

Descrição

O VISCOPLASTIC-LBM fornece funcionalidades para computação fluidodinâmica em GPU utilizando o método de Lattice Boltzmann (LBM) para tal. São disponibilizados códigos para tratamento dos dados gerados pelo software. O programa é utilizado e voltado para engenheiros, físicos e cientistas que desejam simular escoamento de fluidos complexos em diversos regimes, com alta velocidade de execução.

Diferencial Tecnológico

O VISCOPLASTIC-LBM aproveita da arquitetura paralela das GPUs para permitir a diminuição considerável do tempo de simulação, fazendo com que uma simulação que demora dias em CPU, demore apenas algumas horas em GPU, atingindo o desempenho do estado da arte, chegando a 640 MLUPS na GPU NVIDIA Tesla K20x. As opções para tratamento de dados e a criação de novas variáveis de maneira fácil permite que usuários com os mais diversos interesses e necessidades utilizem o mesmo código base. A versatilidade das condições de contorno do LBM presente no código é algo que não é observado em softwares livres similares. O programa é preparado para a representação de fluidos viscoplásticos e simulação direta da turbulência. Além disso, é utilizado um método recursivo não retratado na literatura para o cálculo dos termos de colisão do LBM, o qual diminui consideravelmente o número de operações de pontos flutuantes.

Objetivos da Universidade

Transferência de Tecnologia

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Nome do Contato: Pedro de Abreu Ribeiro

Função: Diretor da Agência de Inovação

E-mail: inovacao@utfpr.edu.br

E-mail Alternativo: pedroribeiro@utfpr.edu.br

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