Descrição
Equipamento agrícola destinado ao processamento mecanizado na etapa de pós-colheita, precisamente: equipamento destinado a seleção automatizada dos frutos do cafeeiro, compreendendo quatro sistemas interligados: alimentação, identificação, gerenciamento e controle e o de separação. O sistema de alimentação possui um conjunto de estruturas mecânicas acoplado com um motor que realiza a vibração de parte desta estrutura para alimentar o sistema de identificação com os frutos do cafeeiro à uma velocidade. O sistema de identificação possui um conjunto de elementos capazes de realizar a aquisição de imagens desses frutos em movimento para processamento na unidade lógica de processamento. O sistema de gerenciamento e controle possui uma unidade de processamento com algoritmos específicos para controlar a frequência de vibração do sistema de alimentação, realizar a identificação e classificação dos frutos pelo processamento de imagens em tempo real, enviar os comandos de atuação para o sistema de separação além de integrar um dispositivo supervisório para configuração e inspeção da máquina. Por fim o sistema de separação possui um arranjo de eletroválvulas pneumáticas ejetoras que liberam o ar comprimido no tempo necessário para atingir os determinados frutos em movimento, direcionando assim a queda desses frutos nos diferentes recipientes.
Diferencial Tecnológico
Eficiência no Processamento: Automatização da seleção de frutos, reduzindo a dependência de mão de obra manual. Precisão e Velocidade: A identificação e separação automatizadas podem ser mais precisas e rápidas do que os métodos manuais. Melhoria na Qualidade: Pode levar a uma maior uniformidade e qualidade nos frutos selecionados, otimizando o processo pós-colheita.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.