Descrição
A manta nanoestruturada biodegradável para liberação lenta de insumos agrícolas objetiva o controle da disponibilidade de insumos na agricultura em diferentes formas de aplicação (solo, sementes, parte aérea de plantas). O produto utiliza a técnica de fiação por sopro em solução para produção das mantas nanoestruturadas, tendo como matriz os polímeros e/ou biopolímeros biodegradáveis. Além disso, apresenta a função de reter a umidade do solo, através da redução da velocidade de evaporação da água. A manta é obtida utilizando uma técnica de elevada produtividade e reprodutibilidade, baixo custo, elevada diversidade no uso de matrizes poliméricas e/ou biopoliméricas, diversidade do uso de solventes e/ou combinações de solventes e é altamente eficiente quanto à aplicação em diferentes superfícies. O produto desempenhará duas funções: liberação lenta de insumos agrícolas de forma projetada para a demanda de cada cultura agrícola e retenção da umidade do solo. O produto é composto de manta biodegradável contendo insumos agrícolas, elaborada à base de nanofibras de polímeros e/ou biopolímeros de fontes renováveis e não renováveis. As nanofibras poderão ser produzidas em plantas industriais ou mesmo produzidas e aplicadas in situ.
Diferencial Tecnológico
Produção Eficiente e Diversificada: A técnica utilizada é produtiva, com baixo custo, oferece diversidade de uso de matrizes poliméricas e/ou biopoliméricas, além de permitir a aplicação em diferentes superfícies agrícolas. Produção Potencial: As nanofibras podem ser produzidas em plantas industriais ou até mesmo in situ, proporcionando flexibilidade no processo de produção e aplicação. Sustentabilidade: A biodegradabilidade do material pode contribuir para práticas agrícolas mais sustentáveis, minimizando impactos ambientais.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.