Descrição
A presente tecnologia refere-se à utilização do passivo gerado após remoção do cromo hexavalente do meio aquoso, como um material com propriedades catalíticas adequadas para aplicação na degradação oxidativa de compostos orgânicos problema. O material inicialmente utilizado como adsorvente foi um compósito preparado pela modificação das fases cristalinas de óxidos de ferro juntamente com a quitosana (QT-FeCr). As esferas QT-FeCr utilizadas na degradação do corante azul de metileno (AM) mostraram excelente potencial de degradação (93,6 %). Observou-se que as cinéticas de degradação do AM foram favorecidas com o aumento da temperatura. A presença de Cr na superfície do catalisador foi responsável pelo aumento da atividade catalítica, quando comparado com os materiais QT-Fe e magnetita pura. Este material mostrou-se também estável, sem a liberação das fases ativas de Fe ou Cr, com a catálise exclusiva em fase heterogênea. Além disso, as esferas QT-FeCr apresentaram estabilidade catalítica por diversos ciclos reacionais consecutivos com viabilidade técnica e econômica.
Diferencial Tecnológico
Aplicação Sustentável: A reutilização desse material como um catalisador eficaz para a degradação de compostos orgânicos problemáticos destaca seu potencial impacto positivo na gestão ambiental. Redução de Resíduos: A capacidade de reutilizar o passivo resultante da remoção do cromo hexavalente como um catalisador ativo contribui para uma abordagem mais sustentável na gestão de resíduos industriais. Viabilidade Técnica e Econômica: O material apresentou estabilidade catalítica em vários ciclos consecutivos de reação, sugerindo potencial para aplicação prática e viabilidade econômica.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.