Início

PRÉ-TRATAMENTO IN-VITRO PARA A INDUÇÃO DO ENRAIZAMENTO EM PROPÁGULOS DE ESPÉCIES FLORESTAIS

22.06.17

Descrição

A presente patente de invenção apresenta um método de pré-tratamento in vitro para maximizar o enraizamento ex vitro de propágulos de espécies florestais em curto espaço de tempo. Esse método consiste da exposição dos propágulos a uma substância promotora do enraizamento por um período de tempo determinado (variando de 1 até 10 dias) em meio de cultura contendo água, zinco e suplementado com uma fonte de carboidrato que pode ser glicose, sacarose ou frutose e solidificado com algum agente geleificante (ágar ou goma gelana). A principal diferença desse pré-tratamento com um estímulo ao enraizamento está no tempo reduzido de cultivo in vitro. Após o pré-tratamento, os propágulos são transferidos para o enraizamento ex vitro em miniestufim (i.e., bandejas contendo substrato em estufa miniaturizada, revestida de polietileno) por cerca de 21 a 49 dias. Posteriormente, as mudas enraizadas poderão ser cultivadas em tubetes, vasos, microjardins clonais, e demais aplicações que sejam requeridas pelo produtor. Esse processo é indicado para todas as culturas florestais, sendo necessário alguns ajustes para otimizar o tempo do pré-tratamento, presença ou ausência de zinco e as concentrações dos demais constituintes do meio de cultura.

Diferencial Tecnológico

Eficiência no Crescimento: Ao maximizar o enraizamento durante o pré-tratamento in vitro, o método acelera o processo de crescimento inicial das mudas, otimizando a eficiência do desenvolvimento das espécies florestais. Inovação no Cultivo de Espécies Florestais: A abordagem de pré-tratamento in vitro para enraizamento ex vitro é uma inovação que oferece uma maneira mais rápida e eficaz de germinação e desenvolvimento das mudas. Otimização do Cultivo: A possibilidade de ajustes específicos, como tempo de pré-tratamento e concentrações de nutrientes, permite uma otimização contínua do processo de enraizamento para melhores resultados.

Objetivos da Universidade

A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.

Entre em Contato

Nome do Contato: Rafael de Oliveira Rezende

Função: Coordenador de Propriedade Intelectual e Parcerias

E-mail: new@ufla.br

E-mail Alternativo: rafael.oliveira@ufla.br

Telefone: (35) 3829-1591

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias