Descrição
A presente invenção trata de um processo de obtenção de carvão enzimático magnético, caracterizado por um ciclo produtivo fechado, em que o resíduo sólido resultante da extração da peroxidase de grãos de soja é usado como precursor carbonáceo para a síntese de carvão ativado. O carvão ativado, após inserção de propriedades magnéticas, é utilizado como suporte para imobilização da peroxidase de grãos de soja obtida na primeira etapa do ciclo produtivo, que é a extração. Portanto, a patente descrita, engloba duas categorias produto e processo. O carvão enzimático magnético produzido configura o produto, enquanto que o ciclo produtivo de obtenção do mesmo, o processo.
Diferencial Tecnológico
Versatilidade do Produto: O carvão ativado com propriedades magnéticas é um produto versátil, podendo ser aplicado em várias indústrias, desde tratamento de água e efluentes até aplicações na área médica. Redução de Custos: A utilização de um ciclo produtivo fechado e a obtenção de um produto valioso a partir de resíduos contribuem para redução de custos na produção industrial. Aplicações Amplas: As propriedades do carvão ativado magnético oferecem uma gama ampla de aplicações industriais, desde tratamento de água e efluentes até potenciais usos na indústria alimentícia e farmacêutica.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.