Descrição
O permanganato de potássio é um forte agente oxidante e o seu descarte inadequado pode ocasionar acidentes. É utilizado em diversos processos como na síntese orgânica, em titulações redox e nas indústrias de papel e celulose. Uma das maneiras de se realizar a redução do permanganato (Mn+7) a Mn+2 é por meio de matérias primas alternativas e abundantes como o Fe0, residual do processo de usinagem. Essas matérias primas podem ser consideradas resíduos por alguns setores, mas que podem ser reutilizadas em outros. Assim a presente invenção trata do desenvolvimento de um processo para o tratamento e recuperação do manganês oriundo de indústrias de papel e celulose utilizando ferro zero (Fe0) residual do processo de usinagem. Os resultados mostraram diversas vantagens como o baixo custo, fácil operação, alto rendimento e boas taxas de recuperação.
Diferencial Tecnológico
Redução de Custos: A utilização de materiais alternativos e abundantes como o Fe0 residual oferece um processo de tratamento com custos reduzidos, tornando-o mais atrativo para a indústria de papel e celulose. Interesse da Indústria: A redução de custos associada à recuperação eficiente do manganês pode atrair o interesse de indústrias de papel e celulose em busca de alternativas mais econômicas e sustentáveis para tratamento de resíduos. Atração por Inovação Sustentável: A ênfase em sustentabilidade e inovação no tratamento de resíduos industriais pode aumentar a atratividade da tecnologia para setores industriais que buscam melhorar suas práticas ambientais.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.