Início
  • Início
  • Patentes de Invenção
  • Uso como modulador fisiológico da emulsão aquosa a base de secreção da pele de Phyllomedusa iheringii em vertebrados e invertebrados

Processo de produção e uso de óxidos de nióbio com propriedades ácidas e oxidantes a partir de fontes de nióbio de baixo custo

13.08.10

Descrição

A presente invenção refere-se ao processo de produção e uso de óxidos de náóbio (Nb2O5.nH2O, Nb2O5) reativos em processos catalíticos empregando o filter cake como fonte de nióbio. A síntese da nióbia foi realizada adicionado peroxido de hidrogênio em um béquer contendo o Filter Cake sob agitação constante a temperatura do ambiente até a solubilização completa. Após a solubilização adicionou uma solução alcalina, formando um gel com espécies reativas na superfície que ativaram a oxidação de compostos orgánicos em meio aquoso. Os materiais, ativos, foram empregados como catalisadores para a oxidação de contaminantes orgânicos do meio aquoso na presença de peróxido de hidrogênio ou radiação ultravioleta e solar. A propriedade bifuncional dos materiais permitiu a obtenção de acroleina e ácido acril;co pela reação com glicerina comercial e glicerina residual da produção de biodiesel. Na presença dos álcoois etanol, metanol e t-butílico obteve-se compostos de eterificação da glicerina com propriedades para serem empregados como bio-aditivos para gasolina ou diesel.

Diferencial Tecnológico

Desenvolvimento de Bio-Aditivos: A capacidade de sintetizar compostos de eterificação da glicerina com propriedades para serem empregados como bio-aditivos para gasolina ou diesel abre oportunidades na indústria de biocombustíveis. Diversificação de Produtos: A possibilidade de criar novos produtos a partir da glicerina residual da produção de biodiesel, como os bio-aditivos, oferece uma estratégia para diversificar a oferta na indústria de biocombustíveis. Potencial de Escala Industrial: A eficácia desses óxidos de nióbio reativos abre portas para a implementação em processos industriais, representando uma oportunidade para indústrias químicas e de produção de combustíveis.

Objetivos da Universidade

A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.

Entre em Contato

Nome do Contato: Rafael de Oliveira Rezende

Função: Coordenador de Propriedade Intelectual e Parcerias

E-mail: new@ufla.br

E-mail Alternativo: rafael.oliveira@ufla.br

Telefone: (35) 3829-1591

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias