Descrição
A presente invenção refere-se a um processo de produção de carvão ativado a partir de grãos defeituosos de café (preto, verde e ardido) e dos grãos sadios, visando a obtenção de adsorventes e catalisadores para a eliminação de contaminantes orgânicos e metálicos na remediação ambiental. O comércio internacional de grãos de café só é inferior ao comércio de petróleo, e o Brasil consome oficialmente cerca de 10 milhões de sacas/ano, produzindo aproximadamente 36 milhões de sacas de café por ano. A perda de qualidade na bebida do café é atribuída prIncipalmente à presença dos grãos verdes, ardidos e pretos que são defeitos intrínsecos que apresentam uma composição química diferente dos grãos sadios, e estima-se que cerca de 2 milhões de sacas de café sejam de grãos contendo tais defeitos. Deste modo, a transformação dos grãos defeituosos em produtos de maior valor agregado é importante do ponto de vista econômico, contribuindo para o desenvolvimento da indústria do café, uma vez que melhora a qualidade da bebida já que não são utilizados os grãos defeituosos no preparo da mesma. Além disso, a produção de carvão ativado também a partir dos grãos sadios é uma opção de otimização do uso do café em épocas de grande colheita.
Diferencial Tecnológico
Redução de Resíduos: A transformação de grãos defeituosos em um produto de alto valor como o carvão ativado reduz a quantidade de resíduos de café descartados, contribuindo para uma abordagem mais sustentável no setor de produção de café. Criação de Produtos de Alto Valor Agregado: A obtenção de carvão ativado de alta qualidade a partir desses grãos permite a criação de um produto com grande demanda em diversas indústrias, como tratamento de água, filtragem de ar, processos químicos e farmacêuticos, entre outros. Melhoria da Qualidade do Café: Ao não utilizar grãos defeituosos no preparo da bebida, a tecnologia contribui para a melhoria da qualidade do café, preservando a reputação e o valor do produto final.
Objetivos da Universidade
A UFLA tem a intenção de colocar suas tecnologias no mercado por meio de contratos de transferência de tecnologia ou firmar parcerias para avançar no seu desenvolvimento, com disponibilidade imediata.