Descrição
A presente invenção descreve um processo de uso de casca de soja, resíduo lignocelulósico, proveniente do setor agroindustrial, como fonte de carbono indutor em processo de fermentação submersa com fungo do gênero Penicillium sp. para a produção de celulases com fins biotecnológicos, como geração de etanol de segunda geração ou aplicação em setores de alimentos e têxtil.
Diferencial Tecnológico
Os pré-tratamentos da biomassa lignocelulósica possibilitam obter frações ricas em celulose e com maior poder indutor em processos de obtenção de celulases por meio de fermentação, tornando-o, promissor em termos custo-benefício para aplicação no setor industrial, quando comparado com procedimentos padrões utilizados, como a celulose comercial.
Objetivos da Universidade
A UNEMAT tem interesse: 1- licenciar ou realizar cessão desta tecnologia; 2- receber recursos para avanço da tecnologia; 3- aberta para receber propostas relacionadas com a intenção de transferir a tecnologia com a intenção de receber royalties (ou não dependendo da finalidade); 4- a tecnologia está disponível.