Início

Chalcona 3-(3,4-Dimethoxy-phenyl)-1-(4-methoxy-phenyl)-propan-1-one: novo aditivo para bicombustíveis com propriedade de estabilidade oxidativa para o diesel S10 B11

25.10.23

Descrição

A estrutura e propriedade de estabilidade oxidativa da chalcona 3- (3,4-Dimethoxy-phenyl)-1-(4-methoxy-phenyl)-propan-1-one são apresentadas no presente invento, com modificações de um grupo metóxi (OCH3) na posição para do anel aromático 1 e outros dois grupos metóxi (OCH3) no anel aromático 2 (um na posição meta e outro na posição para). Um estudo abrangente com descrição estrutural e teste de estabilidade oxidativa acelerada Rancimat para amostras de diesel S10 B11, contendo 11% volume de biodiesel em sua composição para teste de aditivos foi realizado para a chalcona 3-(3,4- Dimethoxy-phenyl)-1-(4-methoxy-phenyl)-propan-1-one, a fim de compreender seu arranjo supramolecular e suas propriedades físico-químicas. A descrição estrutural foi realizada por difração de raios X e a capacidade de estabilidade oxidativa foi determinada experimentalmente por Rancimat, assim ao final do teste (140 dias) executou-se ensaio de estabilidade à oxidação Rancimat de acordo com a metodologia EN 15751: 2014 – Automotive fuels acid methyl ester (FAME) fuel and blends with diesel fuel – Determination of oxidation stability by accelerated oxidation method. O arranjo supramolecular é estabilizado por interações do tipo C–H···O. A análise da estabilidade à oxidação em diesel S10 B11 apresentou desempenho superior em relação ao diesel sem aditivo, com estabilidade Rancimat acima de 12 horas. Todos esses parâmetros apresentados indicam que a chalcona 3-(3,4-Dimethoxy-phenyl)-1- (4-methoxy-phenyl)-propan-1-one é um potencial aditivo para biocombustíveis,como possível conservador da estabilidade oxidativa.

Diferencial Tecnológico

A chalcona e uma importante classe de compostos e tem sido amplamente investigados em diferentes areas. O desenvolvimento de um aditivo e um processo complexo que consiste em uma serie de testes com o objetivo de avaliar o desempenho do composto, variando da elucidacao molecular a sua aplicacao em misturas com combustiveis, estabelecendo a relacao entre a estrutura molecular e suas propriedades. Assim, compostos caracterizados com certas propriedades potenciais, como acao antioxidante e boa disponibilidade energetica, representam possiveis aditivos para combustiveis. Nesse contexto, as chalconas sao moleculas amplamente associadas a acoes quimicas e biologicas que podem favorecer o uso de biocombustiveis, podendo reduzir os problemas relacionados a menor estabilidade e eficiencia energetica dos biocombustiveis quando comparados aos combustiveis fosseis. Essas moleculas tem diversas atividades relatadas na literatura, como antioxidante 1–7, antibactericida 8–11, antifungico 7,12,13 entre Outras 5,14–18.

Objetivos da Universidade

Há intenção de licenciamento; Deseja obter recursos para a pesquisa; Não está aberta a receber propostas por conta da parceia com a CAOA.

Entre em Contato

Nome do Contato: Raphaela Christina Costa Gomes

Função: Coordenadora da Agência de Inovação

E-mail: inovacao@ueg.br

E-mail Alternativo: rgomes@ueg.br

Telefone: 62 98186-7265

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias