Início

PROCESSO DE OBTENÇÃO DE CARVÃO ATIVADO A PARTIR DA CARBONIZAÇÃO HIDROTÉRMICA DE BITUCAS DE CIGARRO E CARVÃO ATIVADO OBTIDO

20.09.19

Descrição

A presente solicitação de patente de invenção pertence ao campo técnico da química, mais precisamente aos processos de carbonização, e refere-se ao processo de carbonização hidrotérmica para a obtenção de carvão ativado usando bitucas de cigarro como matéria prima. O carvão obtido a partir de bitucas de cigarro apresenta uma alternativa interessante, viável, econômica e ambientalmente eficiente quando aplicado em processos de adsorção, catálise e emprego em tecnologias agrícolas. Além disso, as frações líquida e gasosa remanescentes do processo supracitado possuem valor econômico como combustível e na geração de energia.

Diferencial Tecnológico

A principal diferença entre as tecnologias está na matéria prima, pois nesse invento é utilizado um resíduo sólido urbano, a bituca de cigarro, como fonte de carbono na síntese de carvão ativado. Além disso, diferencia-se quanto ao processo de reciclagem das bitucas de cigarro, em que neste invento, estas são usadas como fonte de carbono na síntese de carvão ativado, ou seja, um resíduo sendo aplicado para a remoção de outro resíduo.

Objetivos da Universidade

Tranferência de tecnologia

Entre em Contato

Nome do Contato: Pedro de Abreu Ribeiro

Função: Diretor da Agência de Inovação

E-mail: inovacao@utfpr.edu.br

E-mail Alternativo: pedroribeiro@utfpr.edu.br

Telefone: (41) 3310-4422

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias