Descrição
Atualmente, nos carros modernos, a velocidade do automóvel está codificada e presente como sinal elétrico na rede de dados automotiva (CAN). Uma central eletrônica específica ou dedicada pode ler, identificar e interpretar diferentes sinais codificados, e em especial o sinal de velocidade do veículo oriundo de sensores, e assim tomar decisões baseadas em parâmetros limiares. O sistema de iluminação veicular pode ser ligado e controlado de forma automática, baseado em valores de velocidade do automóvel, sem a necessidade de atuação direta do motorista nas alavancas/interruptores de iluminação. Desta forma, a partir de um certo valor limiar de velocidade configurado, os faróis sempre acender-se-iam, desligando-se somente com a atuação do motorista na alavanca de comandos ou desligamento do automóvel.
Diferencial Tecnológico
Este princípio atenderia situações de segurança que obrigam através da legislação brasileira (Lei 13.290/2016) o uso dos faróis ao entrar em rodovias, cuja velocidade máxima permitida é superior ao perímetro urbano, ligando-as automaticamente ao ultrapassar a velocidade máxima permitida no perímetro urbano.
Objetivos da Universidade
Tranferência de tecnologia