Início
  • Início
  • Patentes de Invenção
  • EXTRATOS E SEUS DERIVADOS PRODUZIDOS A PARTIR DA ESPÉCIE COMBRETUM MELLIFLUUM EICHLER (COMBRETACEAE), PROCESSOS DE OBTENÇÃO E SEUS USOS EM COMPOSIÇÕES COM AÇÃO TERAPÊUTICA, COSMÊTICA OU FARMACÊUTICA

TRANSDUTOR A FIBRA ÓPTICA PARA MEDIÇÃO SIMULTÂNEA DE VIBRAÇÃO E TEMPERATURA EM GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA

12.04.16

Descrição

O processo descrito neste invento não tem restrição de aplicação quanto ao tipo ou segmento industrial gerador de efluentes. Em outras palavras, este processo pode ser aplicado a efluente da indústria alimentícia, farmacêutica, química, dentre várias outras. Este fato ocorre, pois para a formação do carvão (termicamente) e diminuição do potencial poluidor do efluente industrial, basta existir matéria orgânica em suspensão ou dissolvida no efluente. Isso se torna muito atrativo e inovador, indicando uma alternativa para tratamento de efluentes industriais com poluentes de difícil tratamento (recalcitrantes), como fármacos (tóxico para microorganismos, impedindo o desempenho aceitável de processos biológicos de tratamento), efluentes ou água de abastecimento público contaminados com microorganismos (vírus, bactérias, fungos) dentre muitos outros resíduos de difícil tratamento por métodos convencionais (químicos e biológicos) sendo que, esse processo térmico de tratamento é viabilizado usando a água tratada como água de reabastecimento em caldeiras.

Diferencial Tecnológico

Não é necessária adição de agentes químicos ou biológicos, pois a descontaminação é alcançada usando apenas tratamento térmico. Devido esta diferença de caráter inovativo, o lodo formado, neste caso, o carvão, é totalmente atóxico e pode ser aplicado em processos de adsorção, ou até mesmo ser disposto diretamente ao solo. Por outro lado, como principal fator inovativo deste invento, o afluente tratado (com menor carga poluidora e temperatura acima de 100 °C) pode ser aplicado em caldeiras como água de reabastecimento, pois diminui os custos envolvidos com energia para aquecimento de água nestes sistemas de geração de vapor e ainda, possibilita maior sustentabilidade de água na indústria, diminuindo a quantidade de água descartada para o ambiente.

Objetivos da Universidade

Tranferência de tecnologia

Entre em Contato

Nome do Contato: Pedro de Abreu Ribeiro

Função: Diretor da Agência de Inovação

E-mail: inovacao@utfpr.edu.br

E-mail Alternativo: pedroribeiro@utfpr.edu.br

Telefone: (41) 3310-4422

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias