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Máquina para a realização de ensaios de fadiga em flexão por ressonância de dutos

13.04.15

TRL5

Descrição

A presente invenção descrita nesse relatório consiste em um conceito de máquina para a realização de ensaios de fadiga em flexão por ressonância de dutos o qual permite principalmente, entre outras vantagens, o ajuste fino automático e instantâneo dos apoios em relação aos nós de vibração da amostra durante a execução do dbdti. Para tanto, o corpo de prova (2) ê apoiado sobre cabos de aço (3), os quais são conectados a troles especiais (5) com rodízios polimêricos (6) por meio de tensores (4). O conjunto é suportado por dois pórticos metálicos (1). Nas extremidades do corpo de prova (2), são posicionados contrapesos de aço (8), (10). Em um dos contrapesos, são colocadas massas adicionais de aço (9). No outro, ê acoplada a massa excêntrica (12), que por sua vez ê acionada por um sistema de transmissão eletromecânico. A rotação da massa excêntrica (12) ê controlada por um inversor de frequência. O controle de deformação aplicada no duto durante o teste é realizado por meio de um sistema de aquisição e controle em malha fechada através do ajuste remoto da rotação do motor elétrico (13).

Diferencial Tecnológico

A presente invenção descrita nesse relatório consiste em um conceito de máquina para a realização de ensaios de fadiga em flexão por ressonância de dutos o qual permite principalmente, entre outras vantagens, o ajuste fino automático e instantâneo dos apoios em relação aos nós de vibração da amostra durante a execução do dbdti. Para tanto, o corpo de prova (2) ê apoiado sobre cabos de aço (3), os quais são conectados a troles especiais (5) com rodízios polimêricos (6) por meio de tensores (4). O conjunto é suportado por dois pórticos metálicos (1). Nas extremidades do corpo de prova (2), são posicionados contrapesos de aço (8), (10). Em um dos contrapesos, são colocadas massas adicionais de aço (9). No outro, ê acoplada a massa excêntrica (12), que por sua vez ê acionada por um sistema de transmissão eletromecânico. A rotação da massa excêntrica (12) ê controlada por um inversor de frequência. O controle de deformação aplicada no duto durante o teste é realizado por meio de um sistema de aquisição e controle em malha fechada através do ajuste remoto da rotação do motor elétrico (13).

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