Descrição
A presente invenção trata do método para reparo de defeitos em dutos rígidos através da aplicação de dupla-calha, unidas por talas intermitentes e aplicadas com interferência sobre a região danificada. Elementos lubrificantes podem ser aplicados para redução do atrito entre as calhas e o tubo, garantindo melhor distribuição de carga. Amassamentos, perdas de espessura devido à corrosão e ou outros defeitos e anomalias podem ser reparados por essa técnica, que pode ser utilizada também como reforço localizado proporcionando o aumento da vida útil de tubulações utilizadas para o transporte de fluidos cm geral.As calhas (2) são pressionadas contra o duto (1) através de um dispositivo capaz de induzir tensões circunferenciais compressivas na região do defeito,sendo benéficas ao desempenho do duto frente a carregamentos estáticos e cíclicos,reduzindo a magnitude das tensões nos concentradores e inibindo a nucleação e a propagação de trincas. Além disso, a invenção inclui a possibilidade da aplicação de um elemento lubrificante de baixo atrito na interface entre as calhas e o duto, aplicação de resina epóxi (11) de alta resistência à compressão, talas de união intermitentes (3) e calhas com espessura igual ou superior ao duto. Esses parâmetros aumentam consideravelmente a eficiência do reparo.
Diferencial Tecnológico
A presente invenção trata do método para reparo de defeitos em dutos rígidos através da aplicação de dupla-calha, unidas por talas intermitentes e aplicadas com interferência sobre a região danificada. Elementos lubrificantes podem ser aplicados para redução do atrito entre as calhas e o tubo, garantindo melhor distribuição de carga. Amassamentos, perdas de espessura devido à corrosão e ou outros defeitos e anomalias podem ser reparados por essa técnica, que pode ser utilizada também como reforço localizado proporcionando o aumento da vida útil de tubulações utilizadas para o transporte de fluidos cm geral.As calhas (2) são pressionadas contra o duto (1) através de um dispositivo capaz de induzir tensões circunferenciais compressivas na região do defeito,sendo benéficas ao desempenho do duto frente a carregamentos estáticos e cíclicos,reduzindo a magnitude das tensões nos concentradores e inibindo a nucleação e a propagação de trincas. Além disso, a invenção inclui a possibilidade da aplicação de um elemento lubrificante de baixo atrito na interface entre as calhas e o duto, aplicação de resina epóxi (11) de alta resistência à compressão, talas de união intermitentes (3) e calhas com espessura igual ou superior ao duto. Esses parâmetros aumentam consideravelmente a eficiência do reparo.
Objetivos da Universidade
Transferência de Tecnologia