Descrição
Fabricado de Polietileno de Alta Densidade (PEAD), resistente à perfuração, com volumes de reservatórios variados e em formatos cilíndricos. Possui alavanca personalizada, com respectivo encaixe, destinada à retirada dos blocos de resina dos reservatórios. Contém tampa protetora confeccionada em acrílico transparente, com aberturas em suas laterais, permitindo a saída de vapor de água. Destina-se a obtenção de seções circulares de resina por meio de micrótomo rotativo, livres de arestas, com material biológico de interesse incluído, permitindo a montagem de lâminas para observação por meio de microscópio óptico, seja para fins didáticos, de pesquisa científica, especialmente, estudos histológicos e anatomopatológicos. A variação de volume dos reservatórios permite a análise de materiais com características diversas além de conferir economia no uso da resina, que apresenta um custo elevado.
Diferencial Tecnológico
A presente invenção refere-se a dispositivo para inclusão de material biológico em resina, direcionada a laboratórios de análises, especialmente os que se utilizam de técnicas histológicas e de anatomia patológica. O presente dispositivo visa solucionar as limitações impostas aos consumidores que fazem uso de fôrmas adaptadas ou improvisadas, de modo a tornar a rotina daqueles que se utilizam dessas técnicas mais eficiente, precisa e sustentável.
Objetivos da Universidade
A universidade pretende licenciar/ceder a tecnologia desenvolvida a partir de pesquisa, buscando avanço através da captação de recursos. O NIT está pronto para apoiar todo o processo de transferência.