Descrição
A presente patente de invenção diz respeito a um instrumento de uso em pesquisas científicas, em ambientes de laboratório ou hospitalar, para possibilitar a investigação dos efeitos agudos e crônicos advindos do exercício físico em seres humanos (Ordem Primates; Subordem Haplorrhini; Infraordem Simiiformes; Superfamilia Hominoidea; Família Hominidae; Subfamília Homininae; Tribo Hominini; Subtribo Hominina; Género Homo; Espécie Homo sapiens; Raça H.s.sapiens) quando submetidos à exercício específico. Este instrumento é caracterizado como um capacete (0,25 x 0,25m) contendo um suporte para fixação do transdutor ou probe, com base do suporte localizada em região latero-posterior. O suporte é composto por 05 (cinco) articulações, dispostas entre a sua base e o local de fixação do transdutor.
Diferencial Tecnológico
A presente patente de invenção diz respeito a um instrumento de uso em pesquisas científicas, em ambientes de laboratório ou hospitalar, para possibilitar a investigação dos efeitos agudos e crônicos advindos do exercício físico em seres humanos quando submetidos à exercício específico. É direcionado, especialmente, a empresas privadas que investem na criação de produtos de interesse à pesquisa experimental, educadores e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior e Centros de Pesquisas cujos projetos de ensino e pesquisa pretendem avaliar efeitos que ocorrem no fluxo sanguíneo cerebral, especialmente, relacionados à prática de exercício físico.
Objetivos da Universidade
A universidade pretende licenciar/ceder a tecnologia desenvolvida a partir de pesquisa, buscando avanço através da captação de recursos. O NIT está pronto para apoiar todo o processo de transferência.