Descrição
A presente patente de invenção foi desenvolvida a partir da criação de um adaptador a ser utilizado em substituição aos braços convencionais da cadeira de rodas dos portadores de distrofia muscular de duchenne, com o objetivo de devolver a esses portadores a capacidade de movimentação dos braços, já que a patologia se caracteriza pela perda total da força dos membros superiores quando do seu estágio avançado. Para isso, aplicou-se a plataforma programável ARDUINO e motores de passo que serão responsáveis por movimentar o apoio braço para direita e para esquerda, para cima e para baixo, a partir do acionamento de um simples joystic pelo dedo polegar dos portadores, único movimento que, normalmente, aqueles que já se encontram num estágio mais avançado da patologia são capazes de realizar.
Diferencial Tecnológico
A Distrofia de Duchenne é uma doença neuromuscular genética, que se caracteriza como um distúrbio degenerativo progressivo e irreversível no tecido muscular, em especial a musculatura esquelética, que recobre totalmente o esqueleto e está presa aos ossos. Só no Brasil, atinge mais de 150 mil pessoas. O diferencial da inveção está na adaptação dos braços convencionais da cadeira de rodas usada pelos portadores de distrofia muscular de duchenne.
Objetivos da Universidade
A universidade pretende licenciar/ceder a tecnologia desenvolvida a partir de pesquisa, buscando avanço através da captação de recursos. O NIT está pronto para apoiar todo o processo de transferência.