Descrição
Um dos derivados de celulose mais importantes produzidos industrialmente é o acetato de celulose, apresentando uma demanda crescente devido às suas excelentes propriedades e apelo ecológico. A rota mais empregada pela indústria para síntese desse material é pela reação e um substrato rico em celulose com ácido acético, como solvente, anidrido acético, como agente acetilante e ácido sulfúrico como catalisador, processo que gera uma grande quantidade de efluentes tóxicos. A presente invenção se refere ao processo de síntese de acetato de elulose a partir da celulose extraída de resíduos lignocelulósicos através de irradiação por microondas, sem o uso de catalisador e solvente, podendo ser considerado um processo ecologicamente correto, simples e com tempos de reação curtos. São obtidos monoacetatos de celulose, com maior solubilidade em solventes apolares em comparação à celulose não-modificada.
Diferencial Tecnológico
presente invenção refere-se ao processo de síntese de acetato de celulose a partir da celulose extraída de resíduos agroindustriais lignocelulósicos e da celulose comercial através da irradiação por micro-ondas, sem o uso de qualquer catalisador e solvente, podendo ser considerado um processo ecologicamente correto, simples e com tempos de reação curtos. São obtidos monoacetatos de celulose, com maior solubilidade em solventes orgânicos, como dimetilsulfóxido.
Objetivos da Universidade
Fomento para evolução da tecnologia e também seu licenciamento. A Universidade possui processos estruturados e negócios jurídicos desenvolvidos para realixar acordos de PD&I e transferência de tencologia.