Descrição
A presente invenção apresenta o desenvolvimento de uma nova formulação sanitizante com ação antimicrobiana usando soforolipídios de Starmerella. Os soforolipídios foram produzidos por fermentação usando uma espécie dessa levedura em meio de fermentação contendo ácido oleico, glicose e extrato de levedura. A formulação sanitizante foi desenvolvida usando soforolipídios, carbonato de sódio, silicato de sódio e polietilenoglicol (PEG) e água destilada. A eficácia do sanitizante em tecidos vegetais de tomate, morango, pepino e abobrinha foi avaliada através da aspersão do sanitizante antes e após a contaminação dos vegetais com o fungo B.cinerea. Os resultados demonstraram que a solução sanitizante com soforolipídios mostrou atividade antimicrobiana contra o fungo B. cinerea. A eficácia de proteção da solução sanitizante contra o mofo cinzento causado pelo fungo B. cinerea foi de 66,67% no tomate-cereja, 80% no morango, 88,89% no pepino e 88,89% na abobrinha. Além disso, o tratamento com o sanitizante nos vegetais previamente infectados com B. cinerea resultou em um melhor tempo prateleira dos alimentos.
Diferencial Tecnológico
Promissor no segmento da indústria de alimentos para o controle natural de fitopatógenos, sendo uma alternativa aos pesticidas convencionais do tomate-cereja, morango, pepino, abobrinha.
Objetivos da Universidade
Fomento para evolução da tecnologia e também seu licenciamento. A Universidade possui processos estruturados e negócios jurídicos desenvolvidos para realixar acordos de PD&I e transferência de tencologia.