Descrição
A presente invenção compreende um gel de liberação sustentada, tópico hidrofílico composto por nanocelulose, ácido hialurônico, sorbato de potássio e nanopartículas de prata como agente antimicrobiano. É constituído pela formulação de um nanobiocompósito formado por nanocelulose e ácido hialurônico, com a finalidade de liberação sustentada do agente. A composição entre os dois biopolímeros (nanocelulose e ácido hialurônico) na forma de compósito, forma uma rede tridimensional hidrofílica capaz de reter e manter grandes quantidades de água, tornando o compósito semelhante aos tecidos biológicos.
Diferencial Tecnológico
Estabilidade da formulação que ao se incorporar nanopartículas de prata; grande eficiência no controle e tratamento contra as infecções bacterianas, em baixas concentrações do agente e através da liberação direcionada aos locais de infecção de forma simples e controlada, limitando relativamente a toxidade da prata para as células e tornando a aquisição de resistência microbiana às nanopartículas muito difícil.
Objetivos da Universidade
Fomento para evolução da tecnologia e também seu licenciamento. A Universidade possui processos estruturados e negócios jurídicos desenvolvidos para realixar acordos de PD&I e transferência de tencologia.