Descrição
A presente invenção desenvolveu um filme bioativo contendo levana de Bacillus e soforolipídios de Starmerella, para o tratamento de infecções causadas por Herpes Simplex Vírus (HSV). Os soforolipídios foram produzidos por fermentação em meio contendo ácido oleico, glicose pela levedura Starmerella. Os soforolipídios foram extraídos com acetato de etila, quantificados e caracterizados. A levana foi produzida pela levanasacarase de uma espécie de Bacillus em sacarose. A separação da levana foi com etanol absoluto por 12 horas, posteriormente separada por centrifugação, dialisada, e liofilizada, para posterior aplicação. A citotoxicidade da levana e dos soforolipídios e a atividade virucida para HSV-1 (tipo 1) foram verificadas em células VERO, pelo método de brometo de 3-4,5-dimetil-tiazol-2-il-2,5-difeniltetrazólio (MTT). Aos filmes de hidroxietilcelulose foram incorporados os soforolipídios e a levana, essas moléculas não foram citotóxicas nas concentrações testadas. Os soforolipídios apresentaram ação antiviral contra HSV na concentração acima de 0,12% (p/p) e a levana apresentou alto poder hidratante e antioxidante sendo 98% e 79,7% respectivamente.
Diferencial Tecnológico
Alternativa sustentável para o tratamento de infecções causadas por HSV-1 e promissor para aplicação industrial, pela associação de moléculas com poder antiviral e altamente hidratante.
Objetivos da Universidade
Fomento para evolução da tecnologia e também seu licenciamento. A Universidade possui processos estruturados e negócios jurídicos desenvolvidos para realixar acordos de PD&I e transferência de tencologia.