Descrição
A presente invenção refere-se ao desenvolvimento de um protótipo de biorreator de fermentação estática em suporte de celulose bacteriana para produção de ramnolipídeos por Pseudomonas aeruginosa. O sistema aponta para uma sólida possibilidade de ampliação de escala, por empilhamento e aumento de diâmetro das unidades de cultivo. Este processo traz vantagens como a ausência da formação de espumas e redução dos custos de produção, já que não há gastos excedente de energia para aeração e agitação dos cultivos. Outra vantagem é a menor complexidade para separação do ramnolipídeo, já que não utiliza compostos hidrofóbicos, como antiespumantes a base de silicone e óleos vegetais. Por fim, existe ainda a possibilidade de reutilização da celulose bacteriana por diversas vezes
Diferencial Tecnológico
Obtenção biotecnológica de biossurfactantes; Validação do protótipo em processos de produção, extração, quantificação, caracterização das propriedades tensoativas e determinação estrutural dos ramnolipídeos produzidos pela referida tecnologia fermentativa.
Objetivos da Universidade
Fomento para evolução da tecnologia e também seu licenciamento. A Universidade possui processos estruturados e negócios jurídicos desenvolvidos para realixar acordos de PD&I e transferência de tencologia.