Descrição
A presente invenção refere-se a um processo de análise de metais retido em sorventes magnéticos que são diretamente inseridos na chama ou em tubos atomizadores acoplados sobre a chama do espectrômetro de absorção atômica. A aplicação seria na determinação da concentração de metais em amostras líquidas, e por meio de um procedimento muito simples e rápido em que a suscetibilidade magnética do sorvente carregado com o metal é usada para transportá-lo até o atomizador, por uma via que gera alta sensibilidade e detectabilidade analítica. A tecnologia pode ser implementada por qualquer laboratório de análise química que disponha de um espectrômetro de absorção atômica com chama, pode meio da aquisição de um kit contendo as partículas de sorvente magnético, bem como as hastes magnéticas.
Diferencial Tecnológico
O procedimento é simples, reprodutível e muito sensível (71 e 2508 vezes mais sensível do que o procedimento convencional de análise de chumbo e cádmio em água por espectrometria de absorção atômica em chama), permitindo a análises níveis muito baixos de concentração
Objetivos da Universidade
Fomento para evolução da tecnologia e também seu licenciamento. A Universidade possui processos estruturados e negócios jurídicos desenvolvidos para realixar acordos de PD&I e transferência de tencologia.