Descrição
A presente invenção se refere a síntese de grafeno em solução aquosa empregando carboximetil botriosferana, a qual foi obtida por derivatização química a partir do exopolissacarídeo botriosferana, produzido pelo fungo Botryosphaeria rhodina. Além disso, descreve-se o método de construção e aplicação de um eletrodo de trabalho (biossensor) para detecção/determinação seletiva do composto fenólico guaiacol.
Diferencial Tecnológico
O eletrodo de trabalho é composto por uma plataforma transdutora, contendo material nanoestruturado (grafeno), e a enzima lacase do fungo Pycnoporus sanguineus, como elemento de bioreconhecimento, imobilizada com o exopolissacarídeo botriosferana. Por fim, a presente invenção descreve o método de medição do biossensor eletroquímico baseado na voltametria de onda quadrada (VOQ) para detecção e quantificação de guaiacol em diversos tipos de amostra.
Objetivos da Universidade
Fomento para evolução da tecnologia e também seu licenciamento. A Universidade possui processos estruturados e negócios jurídicos desenvolvidos para realixar acordos de PD&I e transferência de tencologia.