Descrição
A invenção refere-se a uma nova técnica de separação das estruturas lactônicas e acídicas do soforolipídio para direcionar às futuras aplicações industriais. O soforolipídio utilizado na técnica foi produzido por uma cepa de Starmerella, extraído e liofilizado. A amostra foi solubilizada em 100 mL de água destilada e corrigida para o valor de pH 11 pela adição de NaOH (1 M). A amostra foi submetida a funil de separação, com adição de acetado de etila, obtendo a fase orgânica lactônica e a fase aquosa. Essa fase foi ajustada a pH 2 com HCl (1 M), e submetida a uma nova extração, com adição de acetado de etila, obtendo na fase orgânica a estrutura acídica. As fases orgânicas lactônica e acídica foram submetidas a identificação estrutural através de cromatografia de camada delgada (CCD), cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) e espectroscopia por ressonância magnética nuclear (RMN).
Diferencial Tecnológico
. Os resultados encontrados nessa invenção demonstram uma nova metodologia de separação, de estruturas acídicas e lactônicas, dos soforolipidios da cepa de Starmerella, essa técnica demonstrou ser eficaz e viável, pela facilidade metodológica, baixo custo de operação e especificidade para futuras aplicações industriais.
Objetivos da Universidade
Fomento para evolução da tecnologia e também seu licenciamento. A Universidade possui processos estruturados e negócios jurídicos desenvolvidos para realixar acordos de PD&I e transferência de tencologia.