Descrição
A presente invenção descreve a modificação química da superfície de uma goma ácida de origem vegetal (goma karaya) com a conjugação de uma proteína hidrossolúvel (colágeno). Propõe-se com essa invenção gerar glicoproteínas sintéticas por funcionalização covalente entre gomas ácidas e proteínas de interesse, utilizando um protocolo em que não se utilize solventes orgânicos, aproveitando as características estruturais desses materiais, assim otimizando o processo de modificação química com reduzida geração de resíduos tóxicos. Foram realizadas conjugações com etilenodiamina e também funcionalização com o colágeno, utilizando o reagente carbodiimida para formar uma ligação amida entre os grupos.
Diferencial Tecnológico
Essa invenção soluciona um problema técnico relacionado à conjugação de biopolímeros naturais tais quais: as gomas ácidas de origem vegetal, como a goma karaya, a goma ghatti e a goma arábica com proteínas de interesse, como o colágeno que excede importância nas mais diversas áreas.
Objetivos da Universidade
Fomento para evolução da tecnologia e também seu licenciamento. A Universidade possui processos estruturados e negócios jurídicos desenvolvidos para realixar acordos de PD&I e transferência de tencologia.