Descrição
A presente invenção trata-se de duas formulações tópicas, as quais poderão ser utilizadas no controle das infecções pelo vírus herpes simplex tipo 1 (HSV1), cepas sensíveis e resistentes ao Aciclovir. As formulações contêm como princípio ativo natural o polissacarídeo sulfatado de Adenanthera pavonina (SPAp), árvore nativa da África e da Ásia, mas introduzida no Brasil para reflorestamento e indústria madeireira. Essas formulações tópicas, quando aplicadas quatro vezes ao dia durante oito dias, resultam em um atraso no desenvolvimento e na progressão das lesões de pele causadas pelo HSV-1. Portanto, estas formulações são interessantes às indústrias farmacêuticas, visando a uma melhoria da área da saúde pública.
Diferencial Tecnológico
Controle da infecção, representando uma alternativa terapêutica, inclusive nos casos em que a cepa do vírus é resistente a outros medicamentos atualmente disponíveis, como o aciclovir, medicamento de referência, e seus pró-fármacos
Objetivos da Universidade
Fomento para evolução da tecnologia e também seu licenciamento. A Universidade possui processos estruturados e negócios jurídicos desenvolvidos para realixar acordos de PD&I e transferência de tencologia.