Descrição
A presente invenção refere-se ao processo de imobilização da enzima lacaseem botriosferana carboximetilada (biomateriais obtidos a partir do cultivo dofungo Botryosphaeria rhodina-MAMB 05) realizada em solução, promovida pelos reagentes 1- etil-3-(3-dimetilaminopropil), carbodiimida (EDC) e N-hidroxisuccinimida (NHS). A referida invenção contempla a utilização da lacase imobilizada em botriosferana carboximetilada na construção de um eletrodo detrabalho (biossensor), baseado em pasta de carbon black como transdutor. Esta invenção refere-se, ainda, ao desenvolvimento de um procedimento analítico para a detecção e quantificação do composto fenólico QCT em amostras alimentícias, farmacêuticas e biológicas, empregando a técnica de voltametria de onda quadrada. O sistema eletroquímico é composto por três eletrodos independentes: de referência, auxiliar e de trabalho, sendo que o último é obtido conforme processo aqui descrito.
Diferencial Tecnológico
fácil preparo; custo relativamente baixo; seletividade a diferentes compostos de interesse; possibilidade de realizar várias medidas analíticas com um único dispositivo;
Objetivos da Universidade
Fomento para evolução da tecnologia e também seu licenciamento. A Universidade possui processos estruturados e negócios jurídicos desenvolvidos para realixar acordos de PD&I e transferência de tencologia.