Descrição
A presente invenção refere-se a um processo de produção de ácido 5-metil fenazina-1- carboxílico produzido por fermentação submersa de Pseudomonas aeruginosa utilizando a proteína caseinato de sódio como um indutor de produção. Através deste processo pode-se ativar os genes do sistema de quorum sensing da bactéria, proporcionando uma maior produção de moléculas quorum sensing reguladas, como as pertencentes à classe de fenazinas. Deste modo, o processo de produção empregado favorece o aumento da concentração de fenazinas secretadas pelo microrganismo. A invenção também provê a extração e purificação da fenazina produzida por esta tecnologia, sendo possível obter o pigmento fenazínico em questão com grau de pureza compatível para avaliação in vivo das possíveis propriedades biológicas.
Diferencial Tecnológico
Fácil disponibilidade de matérias-primas; Fácil controle da reação; Condições reacionais suaves; Fácil pós-tratamento e elevado rendimento global; Baixo custo de produção;
Objetivos da Universidade
Fomento para evolução da tecnologia e também seu licenciamento. A Universidade possui processos estruturados e negócios jurídicos desenvolvidos para realixar acordos de PD&I e transferência de tencologia.