Descrição
A invenção refere-se a um painel composto de partículas de cascas de árvore do tipo Eucalyptus grandis. De acordo com o método de fabricação utilizado, o painel composto de partículas de cascas de Eucalyptus grandis é firme, durável e elaborado com matéria-prima principal de resíduos de madeiras. O painel foi analisado em relação às características físicas e mecânicas a fim de se obter uma classificação de tipologia de OSB e, como resultado, foi constatada a viabilidade de produção do painel do tipo P4, elaborado com 90% de cascas de Eucalyptus grandis e 10% de Maravalhas de Pinus spp., o qual atingiu os valores mínimos estabelecidos pelo documento normativo EN: 300,2006 e classificado como OSB/1 - Placas para usos gerais.
Diferencial Tecnológico
Solução possível para os resíduos das madeireiras; Utilização na indústria moveleira e construção civil; Possível redução de custos de produção;
Objetivos da Universidade
Fomento para evolução da tecnologia e também seu licenciamento. A Universidade possui processos estruturados e negócios jurídicos desenvolvidos para realixar acordos de PD&I e transferência de tencologia.