Descrição
sta invenção objetiva a aplicação do 3,3?,5,5?-tetrametoxibifenil-4,4?-diol (TMBP) como aditivo antioxidante AM biodiesel. A estabilidade oxidativa do biodiesel após a adição do TMBP foi determinada pelo método acelerado (EM 14112), que mostrou um período de indução superior ao mínimo de 6 horas a 110 ºC como é requerido pela norma EM 14214 da Comissão Europeia para a padronização de combustíveis automotivos. A eficácia da ação antioxidante do TMBP foi avaliada através da determinação dos parâmetros cinéticos e termodinâmicos de oxidação. Os resultados indicaram que a reação de oxidação do biodiesel se tornou menos espontânea na presença do TMBP,
Diferencial Tecnológico
a análise termogravimétrica mostrou que sua ação antioxidante não foi comprometida em função da degradação térmica, indicando eventos de degradação somente acima de 270 ºC, a qual foi superior ao do antioxidante usado comercialmente butil-hidroxitolueno (BHT), que possui eventos de degradação a partir de 173,18 ºC.
Objetivos da Universidade
Fomento para evolução da tecnologia e também seu licenciamento. A Universidade possui processos estruturados e negócios jurídicos desenvolvidos para realixar acordos de PD&I e transferência de tencologia.