Descrição
A presente invenção refere-se a um processo de produção de ramnolipídeos por fermentação semissólida estática com sistema de difusão controlada de nutrientes em minirreatores de cubos de ágar. Através deste processo pode-se controlar a liberação de nutrientes e indutores de síntese proporcionando grandes incrementos nas taxas de produção, e evitando os efeitos inibitórios acarretados da utilização direta de altas concentrações destes compostos no crescimento microbiano e consequentemente na produção do biossurfactante.
Diferencial Tecnológico
Este processo evita a formação de espumas e reduz os custos de produção, já que não há gasto excedente de energia para aeração e agitação dos cultivos. A invenção também provê a utilização de indutores de produção de baixo custo como óleo de soja e torta de milho, além da extração e dosagem dos ramnolipídeos produzidos por esta tecnologia.
Objetivos da Universidade
Fomento para evolução da tecnologia e também seu licenciamento. A Universidade possui processos estruturados e negócios jurídicos desenvolvidos para realixar acordos de PD&I e transferência de tencologia.