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MODELO DE REPRESENTAÇÃO DO CARIÓTIPO HUMANO PARA ENSINO DE BIOLOGIA PARA VIDENTES, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E DALTONISMO

23.04.10

Descrição

A presente invenção se refere a um material didático, com carasterísticas inclusivas, que representa o cariótipo humano, visando facilitar a aprendizagem de alunos com deficiência visual, daltonismo e videntes. Este material foi elaborado para ser usado em sala de aula de escola regular ou especial, já que sua composição favorece tanto a percepção visual quanto tátil. Além disso, o materialpode ser explorado em locais extraclasse, como por exemplo, em laboratórios de ciências e museus. O modelo do cariótipo humano, aqui representado, favorece a integração entre teoria a prática, visando à melhoria do processo de aprendizagem e constribuindo para a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Problema de mercado: O Brasil tem estimulado cada vez mais a educação inclusiva nas escolas em todas as regiões do país e neste contexto, importante ressaltar a necessidade do desenvolvimento de materiais didáticos para atender as necessidades educacionais especiais destes estudantes, a fim de garantir a efetivação da inclusão escolar. O uso de materiais didáticos adequados para o ensino em sala de aula de escola regular ou especial e também para o ensino extraclasse, possibilita maior compreensão por parte dos alunos, uma vez que os conteúdos das matérias, passam a ser estudados com interação entre teoria e prática. Solução proposta: A presente invenção refere-se a um material didático com características inclusivas que representa o cariótipo humano, destinado a facilitar a aprendizagem do estudo da biologia especialmente no ensino de genética para alunos videntes, com deficiência visual ou daltonismo.

Diferencial Tecnológico

O material didático desenvolvido reproduz o modelo do cariótipo humano, com seus vinte e três pares de cromossomos confeccionados em diferente tipos de materiais, texturas, tamanhos e cores, com o objetivo de estimular e facilitar a aprendizagem do ensino de biologia molecular e genética a alunos videntes, com deficiência visual ou daltonismo, explorado a capacidade de percepção tátil ou visual de cada aluno. O material também pode ser utilizado como um jogo de montagem, permitindo a identificação das particularidades de cada par cromossômico. É caracterizado pela maior facilidade de aprendizagem, uma vez que utiliza material didático concreto, e pelo alto potencial inclusivo.

Objetivos da Universidade

Transferência da Tecnologia. A Universidade está aberta a receber propostas.

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