Início

SENSOR DE UMIDADE DO SOLO UTILIZANDO RESISTORES ELÉTRICOS PREENCHIDOS COM AREIA FINA E ENCAPSULADO COM GESSO E PÓ DE MÁRMORE

09.11.21

TRL7

Descrição

A presente invenção apresenta um sensor de umidade do solo para manejo da irrigação baseado no princípio da resistência elétrica, com o objetivo de facilitar a medição direta da água no solo com resíduos industriais da mineração. Existe vários métodos para estimar a quantidade de água disponível no solo, destacam-se os métodos da resistência elétrica (Boyoucus), da tensiometria, da moderação de nêutrons e da reflectometria no domínio do tempo (TDR), entretanto, são modelos comerciais com custos elevados. O sensor de umidade proposto tem um apelo ambiental uma vez que utiliza resíduos da mineração que, embora tenha composição diferente do método da resistência elétrica padrão, este permite obter a estabilização das leituras e medir a Condutividade Elétrica com precisão equiparável.

Diferencial Tecnológico

Deste modo, levando-se em conta a necessidade de monitorar a umidade do solo em áreas irrigadas, um sensor de umidade do solo baseado no princípio da resistência elétrica foi desenvolvido, cujo o objetivo é facilitar a medição direta da água no solo com materiais alternativos.

Objetivos da Universidade

TRÂNSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA

Entre em Contato

Nome do Contato: JÚLIO CÉSAR RODRIGUES DE SOUSA

Função: DIRETOR

E-mail: JULIO@UFERSA.EDU.BR

E-mail Alternativo: NIT@UFERSA.EDU.BR

Telefone: (84)99928-0445

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias