Início

FILME ATIVO COMPREENDENDO NANOCELULOSE OU NANOFIBRILAS DE CELULOSE E TANINO, PROCESSO DE PRODUÇÃO E USO DO MESMO COMO EMBALAGEM PARA ALIMENTO OU FÁRMACO

18.07.18

Descrição

O que pode ser mais sustentável do que proteger os nossos produtos com derivados de árvores? A celulose e o tanino podem oferecer proteção física e química para obter uma embalagem “ativa” do futuro. Nessa patente, criamos um filme de nanocelulose com tanino, que mostraram altas densidades, elevada hidrofobicidade superficial, acréscimos nas propriedades de barreira, excelente capacidade antioxidante e resistência contra solventes químicos. Assim podem ser considerados como um novo material para embalagens ecológicas para alimentos e fármacos.

Diferencial Tecnológico

Embalagem ativa produzida sem produtos químicos. Materiais biodegradáveis e não tóxicos. Caracteriza-se por ser um material 100% natural, renovável e de fontes sustentáveis. Poderá ser aplicado como embalagem para proteção física ou com propriedade antioxidante para interação com o produto a ser embalado. Embalagem possui elevada propriedades de barreira e resistência a solventes orgânicos. Dessa forma, uma embalagem utilizando nanocelulose e tanino, dois materiais orgânicos, sustentáveis e renováveis, poderá ser aplicada em qualquer segmento de mercado que necessite resistência (nanocelulose) e/ou capacidade antioxidante (tanino), como uma embalagem ativa em alimentos ou fármacos.

Objetivos da Universidade

Transferência de Tecnologia

Entre em Contato

Nome do Contato: Cibele Silva do Couto

Função: Chefe do Núcleo de Prospecção e Valoração

E-mail: proinova.npv@ufsm.br

E-mail Alternativo: proinova.pi@ufsm.br

Telefone: (55) 32208887

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias