Início

PEPTÍDEOS ANÁLOGOS DA STIGMURINA COM ATIVIDADE ANTIBIÓTICA E ANTIPROLIFERATIVA, E SUA APLICAÇÃO EM FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS

19.11.15

Descrição

Sequência, obtenção e uso de peptídeos análogos da Stigmurina com atividade antibiótica e antiproliferativa, e sua aplicação em formulações farmacêuticas. A patente de invenção refere-se à obtenção por síntese química de 31 análogos da estrutura primária da Stigmurina, um peptídeo encontrado no veneno do escorpião Tityus stigmurus, tendo como objetivo potencializar a atividade antimicrobiana e antiproliferativa deste peptídeo. A Stigmurina nativa é contituida por 17 resíduos de aminoácido, com 1795,22 Da, sem pontes dissulfeto, possuindo carga líquida positiva (+1) e momento hidrofóbico de 0,571, sendo relatadas na literatura as atividades hemolítica, antibacteriana, e antiproliferativa in vitro.

Diferencial Tecnológico

Foram promovidas, através de estudos de bioinformática, mutações pontuais em regiões específicas do peptídeo Stigmurina, gerando 31 peptídeos diferentes, chamados de análogos, a fim de obter um aumento da carga e do momento hidrofóbico desses novos peptídeos, para potencializar as atividades antimicrobiana e antiproliferativa da Stigmurina.

Objetivos da Universidade

Transferência de tecnologia

Entre em Contato

Nome do Contato: Jefferson Oliveira

Função: Diretor da Agência de Inovação - AGIR/UFRN

E-mail: direcao@agir.ufrn.br

E-mail Alternativo:

Telefone: (84)99193-6272

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias