Início
  • Início
  • Patentes de Invenção
  • PROCESSO DE ESGOTAMENTO DE NANOPARTÍCULAS ORGÂNICAS E INORGÂNICAS EM SUBSTRATO TÊXTEIS (MALHA, TECIDO E NÃO-TECIDO) COM O USO DE MÁQUINA DE TINGIMENTO FECHADA E CONTROLE DE TEMPO, TEMPERATURA E PRESSÃO

COMPÓSITO OBTIDO A PARTIR DA CERÂMICA FOSFATO TRICÁLCICO E POLÍMERO POLI (ÁLCOOL VINÍLICO) VIA COLAGEM DE FITA

24.09.18

Descrição

A presente invenção trata da produção de um compósito a partir da cerâmica fosfato tricálcico e polímero poli (álcool vinílico) via colagem de fita de base aquosa. A suspensão é preparada através da mistura de fosfato tricálcico, água destilada, dispersante e etanol, sendo esta colocada sob agitação em um moinho de bolas. Após este tempo, são incluídos o polímero, o agente reticulante, o plastificante, o solvente, o surfactante e o antiespumante. Em seguida, a suspensão é levada novamente para o moinho de bolas. A colagem da fita é efetuada através do movimento da superfície coletora sob uma lâmina fixa (doctor blade), e a secagem é realizada em temperatura ambiente.

Diferencial Tecnológico

Após a fita cerâmica ser produzida, testes foram realizados, como bioatividade e citotoxicidade, a fim de verificar transformações na superfície do material e sua viabilidade celular, o que comprovou sua bioatividade e sua não toxicidade às células, sendo de interesse para aplicações biomédicas.

Objetivos da Universidade

Transferência de tecnologia

Entre em Contato

Nome do Contato: Jefferson Oliveira

Função: Diretor da Agência de Inovação - AGIR/UFRN

E-mail: direcao@agir.ufrn.br

E-mail Alternativo:

Telefone: (84)99193-6253

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias