Início

DINAMÔMETRO BIOMÉDICO ELETRÔNICO COM ESTRUTURA DE METALON PARA MEDIÇÃO, ANÁLISE E REGISTRO DE INFORMAÇÕES DA FORÇA DE PREENSÃO

14.12.17

Descrição

A presente invenção refere-se a um dinamômetro biomédico eletrônico capaz de medir forças de preensão e forças variantes no tempo de pacientes na faixa de 5 N até 1000 N, de qualquer idade e que apresente diversos tipos de lesões nos dedos de cada mão. O dinamômetro independentemente da capacidade física do paciente apresenta a mesma sensibilidade, sem que isto provoque qualquer tipo de dano a sua estrutura mecânica. Além disso, o dinamômetro possui estrutura mecânica de metalon constituída pelo suporte externo (1) e pelo suporte interno (2). No suporte externo (1) é fixado o apoio externo (7) para a palma da mão utilizando o parafuso de fixação (10). No suporte interno (2) é fixado por meio de um parafuso idêntico (10) o apoio interno (6) para os dedos da mão. Este suporte interno (2) se desloca através do suporte externo (1) por meio de trilhos (8) na sua parte superior e na sua parte inferior. O suporte interno (2) é ligado por meio de corrente (5) ao anel dinamométrico (3). No anel dinamométrico (3) é coloca uma ponte de extensômetros metálicos cuja finalidade é responder elétricamente a deformação sofrida com a aplicação da força pelos dedos da mão no apoio interno (6). A resposta da ponte de extensômetro é conectada ao circuito de condicionamento de sinais que amplifica, filtra, modula e gera um sinal DC por meio de um detector de pico. Este sinal analógico DC é conectado a placa de aquisição de dados que o converte em sinal digital. Este sinal digital é enviado à interface computacional no notebook para a aplicação de forças e análise dos gráficos plotados. As informações dos pacientes e as respostas dos gráficos são registrados de maneira a permitir acompanhar os exames dos pacientes ao longo do tempo.

Diferencial Tecnológico

refere-se a um dinamômetro biomédico eletrônico capaz de medir forças de preensão e forças variantes no tempo de pacientes na faixa de 5 N até 1000 N, de qualquer idade e que apresente diversos tipos de lesões nos dedos de cada mão. O dinamômetro independentemente da capacidade física do paciente apresenta a mesma sensibilidade, sem que isto provoque qualquer tipo de dano a sua estrutura mecânica.

Objetivos da Universidade

Proteção da propriedade intelectual e transferência de tecnologia

Entre em Contato

Nome do Contato: Saulo Gomes Moreira

Função: Diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação

E-mail: saulo.moreira@ufms.br

E-mail Alternativo: aginova@ufms.br

Telefone: (67) 3345-7188

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias