Descrição
A presente invenção refere-se à produção e a obtenção de suportes cerâmicos porosos tridimensionais (scaffolds) pelas técnicas da metalurgia do pó, utilizando como agente espaçador, aglomerados esféricos de lactose obtidos pelo processo de spray-dried (seco por pulverização), com o objetivo de se obter um material com porosidade interconectada e adequada para atuar como substituto ósseo.
Diferencial Tecnológico
O uso de aglomerados esféricos de lactose secos por pulverização como porogênio (agente espaçador) em biocerâmicas proposto nessa invenção, combina técnicas simples, eficientes, de baixo custo e que garantem os critérios morfológicos necessários para o desenvolvimento de scaffolds. Além disso, a invenção proposta busca proteger a saúde dos consumidores (pacientes), pois utiliza somente materiais não tóxicos e de qualidade. A lactose é um produto de baixo custo, facilmente obtida na forma de aglomerados esféricos, cujo tamanho pode ser controlado e que pode ser removida durante o processo de sinterização. Assim, consideramos que o uso de aglomerados de lactose seja vantajoso para a geração de macro poros em scaffolds biocerâmicos para uso na área de ortopedia médica e odontológica
Objetivos da Universidade
Utilização em fins acadêmicos, bem como encontrar parceiros interessados no aprimoramento da tecnologia para posterior transferência.