Descrição
A presente invenção destina-se a auxiliar na reciclagem de metais, sobretudo de materiais oriundos de automóveis. Esse equipamento consiste em uma prensa tipo enfardadeira que é instalada sobre a carroceria de um caminhão, de quatro eixos, sendo o dianteiro simples e o traseiro triplo com doze rodas no total. A potência, necessária para comprimir esse material metálico, é proveniente de um sistema hidráulico que tem seu reservatório, bem como seus componentes, colocados sobre a carroceria do caminhão. Especificamente com relação à hidráulica do projeto, o sistema é constituído por quatro atuadores posicionados nas laterais do equipamento e mais um atuador maior colocado na parte traseira do equipamento, responsáveis pelas fases de confinamento e compressão final do material, respectivamente. Por fim, para realizar as movimentações necessárias de inserção da matéria prima e retirada do material processado, um guindaste equipado com uma garra é instalado também sobre a carroceria do caminhão.
Diferencial Tecnológico
Reduzir o volume ocupado por uma amostra de sucata de aço de automóveis, diminuir o custo com transporte destes materiais, agregar valor ao material processado, trabalhar com diferentes dimensões de comprimento do fardo, ocupar espaço menor com possibilidade de fixar-se à carroceria de um caminhão, trabalhar com vários centros de coleta de sucata com um único equipamento.
Objetivos da Universidade
Utilização em fins acadêmicos, bem como encontrar parceiros interessados no aprimoramento da tecnologia para posterior transferência.