Início

Microesfera Magnética Sítio-específica à Base de Pectina e Dióxido de Titânio para Liberação Controlada de Fármacos

18.12.14

Descrição

Síntese de um dispositivo de liberação controlada de fármacos, formado de microesferas magnéticas de pectina reticuladas com nanopartículas de TiO2. A função de tal dispositivo é a de proteger a integridade de fármacos, que são instáveis em ambiente gastrointestinal. A presença dos óxidos metálicos na matriz polimérica reduz a liberação inicial do medicamento mantendo uma liberação controlada. A liberação do fármaco pode, eventualmente, ser modulada por um campo magnético remoto. Isto permite que o dispositivo atue em um sítio-específico de ação. Consequentemente, os efeitos colaterais associados com as altas doses administradas, que são empregadas pelos dispositivos tradicionais, são minimizados consideravelmente.

Diferencial Tecnológico

• O dispositivo sintetizado é biocompatível. • A incorporação dos óxidos reduz a liberação inicial do fármaco, devido ao efeito de tortuosidade. • Ao adicionar as nanopartículas de magnetita, a liberação pode ser controlada por um campo magnético remoto, o que torna o dispositivo sítio-específico. • Reduz ou anula os efeitos colaterais associados aos dispositivos tradicionais.

Objetivos da Universidade

Utilização em fins acadêmicos, bem como encontrar parceiros interessados no aprimoramento da tecnologia para posterior transferência.

Entre em Contato

Nome do Contato: Angelo J. Marcolino Junior

Função: Responsável pela Divisão de Propriedade Intelectual

E-mail: sec-ptl@uem.br

E-mail Alternativo: nit@uem.br

Telefone: (44) 3011-3861

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias