Início

Descoloração de Corante Reativo por Meio de Ação de Agente Microbiológico

26.02.04

Descrição

Tecnologia de utilização do fungo ligninolítico Pleurotus pulmonarius para descoloração de corantes reativos em meio líquido, encontrados em efluentes têxteis como lavanderias. Os fungos ligninolíticos são conhecidos por fungos da podridão branca da madeira e devido à sua inespecificidade, podem ser usados para uma ampla variedade de poluentes orgânicos ou mesmo para mistura deles.

Diferencial Tecnológico

• Alternativa ao tratamento convencional dos efluentes têxtis, que geram uma grande quantidade de lodo que precisa de tratamento posterior. • Emprego dos fungos da podridão branca no tratamento de efluentes das indústrias de fabricação e de utilização de corantes. • Promove benefícios aos que se utilizam do corante, como também à natureza, pois os resíduos são tratados com agente biológico encontrado na natureza. • O tratamento dos efluentes é feito somente com o fungo, gerando economia por não usar tantos reagentes químicos. • Lodo biodegradável gerado pelo tratamento que pode, inclusive, ser utilizado para adubação de plantas.

Objetivos da Universidade

Utilização em fins acadêmicos, bem como encontrar parceiros interessados no aprimoramento da tecnologia para posterior transferência.

Entre em Contato

Nome do Contato: Angelo J. Marcolino Junior

Função: Responsável pela Divisão de Propriedade Intelectual

E-mail: sec-ptl@uem.br

E-mail Alternativo: nit@uem.br

Telefone: (44) 3011-3861

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias