Início
  • Início
  • Patentes de Invenção
  • PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE UM MATERIAL COMPÓSITO HETEROESTRUTURADO, MATERIAL COMPÓSITO HETEROESTRUTURADO, E, USO DO MESMO.

PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE UM MATERIAL COMPÓSITO HETEROESTRUTURADO, MATERIAL COMPÓSITO HETEROESTRUTURADO, E, USO DO MESMO.

18.09.23

Descrição

A presente invenção trata de nanotubos de TiO2 funcionalizados com óxidos de grafeno reduzidos obtidos como materiais compósitos heteroestruturados, bem como o processo de produção dos mesmos por meio de um revestimento por imersão (dip-coating) para deposição da camada de GO sobre o substrato de nanotubos de TiO2. A presente invenção também se refere ao material compósito heteroestruturado e ao uso mesmo como um sensor para medições.

Diferencial Tecnológico

Sistemas TiO2-NT/GO com filmes GO depositados com diferentes tempos de oxidação processo (1, 2 e 3 horas) foram obtidos em TiO2NTs antes e depois do recozimento por 2 horas a 450 oC em uma mufla. Através da análise UV-Vis observou-se que a sala O filme GO obtido com tempo de oxidação de 3 horas apresenta alta oxidação nível que deu um alto grupo funcional OH e CO que promove melhores TiO2NTs - Ligação GO em TiO2NTs amorfos. As medições SEM mostram um filme GO mais alto áreas depositadas em TiO2NTs antes do tratamento de recozimento. Análises Raman e XPS mostram que após o TiO2NTs/GO com GO depositado após o tratamento de recozimento do TiO2NTs com 3 horas sofre uma redução considerável o que favorece as propriedades eletroquímicas o eletrodo de trabalho TiO2-NT/rGO com um gap óptico de 3,7 eV. O eletrodo de pH sensor fabricado com esta amostra apresentou uma resposta linear, valor de alta sensibilidade, aproximadamente 57 mV/pH e efeito de não histerese, provavelmente devido as melhores propriedades elétricas e hidrofóbicas do rGO. Esses resultados demonstram um novo eletrodo de pH sensor, baseado no sistema TiO2-NT/rGO que é um candidato promissor para pH de laboratório em sensores de chip e outras aplicações de sensores.

Objetivos da Universidade

Licenciar a tecnologia ou realizar sua cessão em definitivo. A universidade está disponível para transferir essa tecnologia de imediato caso haja instituição interessada. Devido ao nível de maturidade, é desejável que o licenciante tenha capacidade para realizar as etapas necessárias para tornar a tecnologia pronta para uso

Entre em Contato

Nome do Contato: Kelly Cristina Silva Firmino

Função: Chefe Substituto da Divisão de Tecnologia InovaUFABC

E-mail: tecnologias@ufabc.edu.br

E-mail Alternativo: inova@ufabc.edu.br

Telefone: (11)3356-7622

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias