Início
  • Início
  • Patentes de Invenção
  • FILMES BIODEGRADÁVEIS À BASE DE POLI(BUTILENO ADIPATO CO-TEREFTALATO), RESÍDUO DE CANA-DE-AÇÚCAR E CERA DE CARNAÚBA PARA COBERTURA DE SOLO, PROCESSO DE OBTENÇÃO E APLICAÇÃO

PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE UM MATERIAL COMPÓSITO HETEROESTRUTURADO, MATERIAL COMPÓSITO HETEROESTRUTURADO, E, USO DO MESMO.

18.09.23

Descrição

A presente invenção trata de nanotubos de TiO2 funcionalizados com óxidos de grafeno reduzidos obtidos como materiais compósitos heteroestruturados, bem como o processo de produção dos mesmos por meio de um revestimento por imersão (dip-coating) para deposição da camada de GO sobre o substrato de nanotubos de TiO2. A presente invenção também se refere ao material compósito heteroestruturado e ao uso mesmo como um sensor para medições.

Diferencial Tecnológico

Sistemas TiO2-NT/GO com filmes GO depositados com diferentes tempos de oxidação processo (1, 2 e 3 horas) foram obtidos em TiO2NTs antes e depois do recozimento por 2 horas a 450 oC em uma mufla. Através da análise UV-Vis observou-se que a sala O filme GO obtido com tempo de oxidação de 3 horas apresenta alta oxidação nível que deu um alto grupo funcional OH e CO que promove melhores TiO2NTs - Ligação GO em TiO2NTs amorfos. As medições SEM mostram um filme GO mais alto áreas depositadas em TiO2NTs antes do tratamento de recozimento. Análises Raman e XPS mostram que após o TiO2NTs/GO com GO depositado após o tratamento de recozimento do TiO2NTs com 3 horas sofre uma redução considerável o que favorece as propriedades eletroquímicas o eletrodo de trabalho TiO2-NT/rGO com um gap óptico de 3,7 eV. O eletrodo de pH sensor fabricado com esta amostra apresentou uma resposta linear, valor de alta sensibilidade, aproximadamente 57 mV/pH e efeito de não histerese, provavelmente devido as melhores propriedades elétricas e hidrofóbicas do rGO. Esses resultados demonstram um novo eletrodo de pH sensor, baseado no sistema TiO2-NT/rGO que é um candidato promissor para pH de laboratório em sensores de chip e outras aplicações de sensores.

Objetivos da Universidade

Licenciar a tecnologia ou realizar sua cessão em definitivo. A universidade está disponível para transferir essa tecnologia de imediato caso haja instituição interessada. Devido ao nível de maturidade, é desejável que o licenciante tenha capacidade para realizar as etapas necessárias para tornar a tecnologia pronta para uso

Entre em Contato

Nome do Contato: Kelly Cristina Silva Firmino

Função: Chefe Substituto da Divisão de Tecnologia InovaUFABC

E-mail: tecnologias@ufabc.edu.br

E-mail Alternativo: inova@ufabc.edu.br

Telefone: (11)3356-7622

Conheça Mais Tecnlogias

A Vitrine MEC de Tecnologias possui uma variedade de propriedades intelectuais de vários tipos.

Mais Tecnologias